A quarta semana de estágio foi mais uma vez dedicada á realização de algumas auditorias a estabelecimentos de comércio escritórios e serviços. Sempre que é realizada uma auditoria é dada informação ao proprietário da empresa/estabelecimento, de que este, como empregador, tem de assegurar a segurança, a higiene e a saúde dos seus trabalhadores, em todos os locais e aspetos relacionados com o trabalho. Apesar de todos os cuidados que possam existir na fase de no decorrer do trabalho poderão sempre surgir fatores de risco, inerentes às diferentes situações de trabalho. Torna-se assim, então, necessário identificá-los e avaliá-los de forma adequada e o mais exaustivamente possível para melhor os poder controlar.
Pretendeu-se com as auditorias realizadas (auditorias estas, com o intuito de efetuar uma avaliação de risco), identificar e caracterizar todos os fatores constituintes do sistema de trabalho em interação – homem, equipamento de trabalho e meio envolvente, como fontes potenciais de riscos. Só uma exaustiva e correta identificação e avaliação de riscos possibilita uma posterior intervenção preventiva eficaz.
As atividades de segurança e Higiene no Trabalho têm como objetivo contribuir para a eliminação dos riscos profissionais e quando tal não for possível indicar as medidas necessárias para reduzi-los a níveis aceitáveis.
A avaliação de riscos é por isso um processo dinâmico com o objetivo de estimar a magnitude dos riscos profissionais para a segurança e saúde dos trabalhadores no trabalho. Os riscos profissionais evoluem numa organização produtiva em função das alterações progressivas das condições de trabalho ao nível tecnológico, da organização do trabalho e dos recursos humanos e da investigação científica na área da segurança e da saúde. Assim, a avaliação de riscos deve ser perspetivada como um processo dinâmico para ser capaz de acompanhar a evolução dos fatores. Fonte: Importância das Auditorias nas Organizações
A avaliação de riscos é por isso um processo dinâmico com o objetivo de estimar a magnitude dos riscos profissionais para a segurança e saúde dos trabalhadores no trabalho. Os riscos profissionais evoluem numa organização produtiva em função das alterações progressivas das condições de trabalho ao nível tecnológico, da organização do trabalho e dos recursos humanos e da investigação científica na área da segurança e da saúde. Assim, a avaliação de riscos deve ser perspetivada como um processo dinâmico para ser capaz de acompanhar a evolução dos fatores. Fonte: Importância das Auditorias nas Organizações
Metodologia utilizada pela Clínica Dr. Gomes da Cruz
A análise de riscos tem a seguinte
metodologia:
- Recolha de informações, através da realização de uma vistoria às instalações do estabelecimento (auditoria);
- Análise e tratamento da informação recolhida;
- Elaboração da análise de riscos por posto de trabalho, com base na legislação e normalização em vigor.
Com vista à informação
da empresa, sobre os resultados da avaliação de risco elabora-se um relatório
com a apresentação dos resultados obtidos e propostas de ação de melhoria. Após
a identificação dos riscos, avaliação e apresentação de medidas preventivas,
que visam eliminar/reduzir as fontes de risco, o Técnico Superior de Higiene e
Segurança no Trabalho acompanha a empresa na implementação das medidas
corretivas, fazendo o controlo com periodicidade regular, dentro do estipulado,
dos riscos físicos, químicos, biológicos e psicossociais, tendo por base o
resultado das avaliações realizadas.
Existem vários métodos
disponíveis para se levar a cabo uma avaliação de risco. Em termos gerais,
podemos distinguir entre métodos qualitativos e quantitativos mas é necessário
também ter em conta os dados disponíveis, os tempos de exposição às situações
perigosas e a complexidade das instalações/equipamentos e das tarefas
desempenhadas. Acontece ainda, também, que, correntemente, as organizações de
menores dimensões ou mais simples são também aquelas que possuem menos dados
disponíveis. É o caso que tem acontecido
com os estabelecimentos que têm sido alvo de auditoria da minha parte.
O esquema representado
na imagem mostra as interações existentes entre equipamentos, utilizadores e
ambiente ou meio envolvente. Se estas interações não existissem, também não
existiria a probabilidade de ocorrerem acidentes ou incidentes.
Para auxílio das
vistorias é utilizado um checklist que contem uma lista de verificações que
pode ser geral ou variar consoante a atividade na qual é utilizada. Esta
consiste numa síntese dos itens a serem observados durante a auditoria,
evitando esquecimentos e falhas, pelo que constitui um método muito simples de
trabalho que pode ser utilizado por qualquer pessoa. Eu considero a checklist
uma ferramenta muito importante, bem como um importante instrumento de
trabalho, pois auxilia-me a encontrar os vários critérios que eu pretendo
verificar, mas isso depende de cada profissional, pois muitos técnicos prefiram
não a utilizar pois, por vezes, pode tornar-se confusa e fazer-nos perder algum
tempo com o que chamamos “andar para trás e para a frente”.
Não existe apenas uma
forma "correta" de efetuar uma avaliação de riscos, pelo que
diferentes abordagens podem resultar em diferentes circunstâncias. Uma
avaliação de risco propõe uma abordagem baseada em diferentes etapas. Existe
varias metodologias que podem ser utilizadas para atingir o mesmo objetivo. Não
existe apenas uma forma "correta" de efetuar uma avaliação de riscos,
pelo que diferentes abordagens podem resultar em diferentes circunstâncias.
Na Clínica Dr. Gomes da
Cruz é utilizada uma abordagem direta dividida em cinco etapas (que inclui
elementos de gestão do risco), tal como passo a mostrar de seguida:
1º Identificação dos perigos e das
pessoas em risco.
Elabora-se a análise dos aspetos do
trabalho que podem causar danos, e identificação dos trabalhadores que podem.
2º Avaliação e priorização dos
riscos
Apreciação dos riscos existentes
(gravidade e probabilidade dos potencias danos) e classificação desses riscos
por ordem de importância.
3º Decisão sobre medidas
preventivas
Identificação das medidas adequadas
para eliminar ou controlar os riscos.
4º Adoção de medidas
Aplicação das medidas de prevenção
e de proteção através da elaboração de um plano de prioridades.
5º Acompanhamento e revisão
A avaliação deve ser revista
regularmente para assegurar que se mantenha atualizada.
Devo referir que
existem outros métodos que funcionam igualmente bem, particularmente para
riscos e circunstâncias mais complexos. A escolha da abordagem para a avaliação
dependerá:
- Da natureza do local de trabalho (por exemplo, se se trata de um estabelecimento fixo ou temporário);
- Do tipo de processo (por exemplo, operações repetitivas, processos de desenvolvimento/transformação, trabalho em função das necessidades);
- Da tarefa executada (repetitiva, ocasional ou de elevado risco);
- Da complexidade técnica.
Sem comentários:
Enviar um comentário